Web Summit 2018: o resumo da semana mais tecnológica do ano

A 10ª edição da Web Summit – “A melhor conferência sobre tecnologia”, segundo a Forbes – terminou e, tal como prometido pela organização, foi a maior edição de sempre!

Pelo terceiro ano consecutivo, Lisboa foi o palco principal para a demonstração das startups mais inovadoras, dos oradores mais inspiradores e de algumas das melhores empresas a nível mundial a atuar nos campos da tecnologia, do desporto, da moda ou mesmo do social media. Ao todo, foram 3 dias totalmente focados nas questões mais fraturantes do presente, mas também nos tópicos mais quentes para o futuro: é este o resumo da semana mais tecnológica do ano!

A Web Summit em números

0

Países

0

Oradores

0

Investidores

0

Visitantes

Para a Xpand IT, a Web Summit 2018 revelou-se um sucesso, não só pelo networking com parceiros e atuais clientes, como também pelas portas que se abriram a novos projetos. Muito do sucesso alcançado deve-se, também, à apresentação do Sentiment Meter, uma aplicação desenvolvida pela Xpand IT, que tem por base Inteligência Artificial (IA), mais concretamente Azure Cognitive Services da Microsoft,  e que pretende demonstrar de uma forma relativamente simples como a IA pode estar presente na vida e no dia-a-dia de toda a gente. Neste caso, a componente de gamificação ajudou ao sucesso atingido, já que quem conseguisse imitar através da sua expressão facial a emoção sorteada, ganharia um prémio.

Mais de 800 participantes tentaram a sua sorte no Sentiment Meter, e as filas para experimentar o jogo foram constantes ao longo dos três dias! Também os media presentes demonstraram interesse na nossa solução de Inteligência Artificial, e contámos mesmo com as visitas da Revista Visão, e do próprio Lourenço Medeiros, da Sic! Aqui ficam algumas fotografias:

Web Summit

Veja como funciona…

Os tópicos principais

Um dos principais tópicos que marcou esta edição da Web Summit foi, sem dúvida, a Inteligência Artificial (e o machine learning). Tanto nas talks como nas dinâmicas apresentadas pelas mais variadas empresas nos seus stands, a IA esteve presente. A Google, por exemplo, levou uma solução baseada no reconhecimento facial e no match que fazia entre a cara das pessoas nas fotografias e um pintor ou uma figura presente numa pintura antiga. Já a Microsoft, utilizando os seus serviços cognitivos, fazia o match da nossa cara com a cara de uma celebridade, também com base na nossa fotografia.

Mas a Inteligência Artificial vai muito para além do entertenimento, e, segundo Brad Smith, Presidente da Microsoft Corporation, pode mesmo ajudar a curar doenças como o cancro já na próxima década. Esta parece ser uma opinião partilhada por Young Sohn, Presidente da Samsung, que defende que a IA pode ter um papel bastante positivo na vida das sociedades, podendo ser aplicada a áreas fundamentais como a Biologia e a Medicina.

Também a sustentabilidade foi uma das principais matérias abordadas ao longo desta semana, com a política do plástico zero a ser seguida à risca pela organização. Foram distribuídas garrafas de metal reutilizáveis aos participantes – uma oferta da Mirpuri Foundation – e os copos de plástico foram substituídos por copos de papel. Em várias talks foi defendida a necessidade de se criar um mundo melhor, mais sustentável também na tecnologia, com a própria Apple, por exemplo, a prometer reduzir a utilização de alumínio na produção dos seus equipamentos.

E se a tecnologia é o ponto central desta conferência mundial, também a segurança na internet começa a ser um ponto de honra, transversal a todos os setores. Tim Berners-Lee, considerado o pai da internet e atual diretor da World Wide Web Foundation – uma associação internacional que promove a utilização segura da internet – deixou a ideia de se criar uma carta Magna da World Wide Web, ideia que foi ao encontro da opinião de Garry Kasparov, embaixador para a segurança da Avast, que referiu que a tecnologia “tem de começar a estar em concordância com os direitos do Homem”. Esta é a prova de que o tema da protecção de dados e da privacidade online está bastante quente, ou não fossem os brindes mais oferecidos pelas empresas as webcam covers para os computadores portáteis.

Em suma, a Web Summit 2018 foi, sem dúvida, uma das edições mais interessantes, não só pelos tópicos abordados mas também porque o evento irá ficar por Lisboa durante os próximos 10 anos, com promessas de aumentar! Esta é uma excelente oportunidade para apresentar novas ideias e projetos, como aconteceu com o Sentiment Meter. Estamos ansiosos por dar os próximos passos.

Aqui ficam algumas fotografias desta semana!

Web Summit
Ana LamelasWeb Summit 2018: o resumo da semana mais tecnológica do ano

Read more in

Careers

Readers also checked out

Do you want to receive amazing news about the IT industry's hot topics and the best articles about state-of-the-art technology?
Subscribe to our newsletter and be the first one to receive information to keep you constantly on edge.