5 dicas úteis para construir um chatbot simples com Azure

Uma forma inteligente para construíres um chatbot personalizado

Queres saber como configurar passo a passo um chatbot no Microsoft Azure? Queres aprender a trabalhar com o LUIS?

Com o Microsoft Azure e o Azure Bot Service já é possível de forma rápida e simples criar um chatbot Azure que pode ser conectado às redes sociais. A plataforma disponibiliza modelos de template básicos preparados para vários cenários que facilitam o desenvolvimento.

Um dos desafios associados à criação de chatbots é precisamente a capacidade que têm de compreender de forma inteligente as intenções e a mensagem escrita do utilizador em conversação, através da habilidade de processamento da linguagem natural. O que é possível através dos serviços cognitivos da Microsoft, mais precisamente o LUIS.

O LUIS (Language Understanding Intelligence Service) é um serviço de linguagem natural que permite humanizar e criar um bot sofisticado que decifra mensagens complexas:

  • compreende os comandos e objetivos do utilizador (intenções),
  • executa ações a partir da extração de informação valiosa das frases e expressões (entidades).

Uma das grandes vantagens é que o LUIS consegue fazer uso do serviço de linguagem natural sem ser necessário implementar algoritmos de raiz. A segunda é que este serviço de linguagem natural está em constante evolução, refinando a sua capacidade de associar as expressões às intenções corretas.

Cria e a implementa um novo chatbot Azure, aplicando estas 5 tips que te vão ajudar a otimizar o teu tempo:

  • Utiliza o Azure function bot e integra-o com o LUIS. Tira partido do serviço: da sua compreensão de linguagem, melhora e refina as intenções das expressões.
  • Tira proveito das diferentes funcionalidades do Azure Bot Service: webchat para testes, scripts básicos pré-programados e preparados e integração com diferentes canais e redes sociais
  • Utiliza o potencial e as capacidades que o LUIS te dão. Cria o teu modelo personalizado de linguagem natural, introduzindo frases (“utterances”) e definindo “intents” e “entitites”. O LUIS é dialogue driven. Foca-te nas expressões e intenções associadas a estas para melhorares o teu bot.
  • Constrói as frases mais variadas possíveis para preverem diferentes tipos de pergunta dos utilizadores e tornares o nível de conversação o mais personalizado e humanizado possível.
  • O LUIS tem a capacidade de aprender. Uma vez criado o primeiro modelo, progressivamente vai absorvendo novas informações através das conversações e interações em chat real com os utilizadores. Podes sempre fazer ajustes ao longo do tempo e incluir novos diálogos.

O teu próximo chatbot Azure pode estar à distância de uma palavra.

Ver meetups da XTech Community
Sara Godinho5 dicas úteis para construir um chatbot simples com Azure

Read more in

Xpand IT Visionaries

Readers also checked out

Do you want to receive amazing news about the IT industry's hot topics and the best articles about state-of-the-art technology?
Subscribe to our newsletter and be the first one to receive information to keep you constantly on edge.