Bootstrap: introdução à biblioteca CSS mais popular do mundo

O Bootstrap é a framework baseada em HTML, CSS e JavaScript mais popular para a criação de websites responsivos e direcionados para plataformas móveis.

Com o crescimento incessante de dispositivos móveis em todo o mundo, tornou-se clara a necessidade de possuir um website responsivo, e ao aplicar uma abordagem mobile-first (direcionada especificamente para plataformas móveis), esta framework revelou-se uma ferramenta indispensável e tornou-se cada vez mais popular, ano após ano, maioritariamente devido às suas inúmeras funcionalidades e facilidade de utilização. Um dos aspetos mais essenciais desta framework, cujo representa a base para construir um layout organizado e estruturado, é o grid (grelha). O Bootstrap foi desenvolvido com um poderoso 12-Column Grid System (Sistema de Grelha com 12 Colunas), que permite aos developers organizarem e alinharem o conteúdo numa grelha completamente personalizável e responsiva. A grelha ajusta-se de acordo com a resolução do dispositivo ou dimensão do viewport (“janela de visualização”), tornando o conteúdo do website interativo e agradável tanto para utilizadores de dispositivos móveis, como para utilizadores de desktop.

Para além disso, o Bootstrap providencia um estilo base para a maioria dos elementos HTML, atribuindo ao website um aspeto mais polido, assim como uma lista vasta de componentes pré-concebidos e completamente responsivos, fáceis de integrar e personalizar. Em termos de personalização, o Bootstrap permite a alteração do estilo base, tais como o tipo, cor e tamanho de letra, assim como a modificação de breakpoints existentes utilizados num layout em grelha, sobrepondo as regras CSS existentes com regras personalizadas, de acordo com o design do projeto.

O Bootstrap também poderá beneficiar aqueles que preferem construir um website responsivo sem qualquer base, sem assistência de qualquer biblioteca terciária, e utilizar código CSS pré-concebido e componentes de projetos anteriores para criar o mesmo resultado, ou quem tenha uma abordagem mais conservadora em aceitar as funcionalidades desta framework.

Portanto, como é que o Bootstrap beneficia este tipo de utilizadores?

Bem, se existir um projeto com uma data de entrega exigente, que envolva vários developers, o Bootstrap providencia consistência entre projetos e indivíduos (representa uma tecnologia bastante familiar), assim como velocidade no processo de desenvolvimento, graças às classes pré-concebidas, reduzindo a quantidade de trabalho e tempo necessária para escrever o código integralmente. É importante mencionar que o Bootstrap possui uma excelente compatibilidade entre diferentes browsers, sendo atualmente compatível com as versões mais recentes de todos os browsers mais populares (Chrome, Firefox, Safari, Microsoft Edge e Internet Explorer 10+), e um nível soberbo de suporte, possível através da gigantesca comunidade por detrás da framework. Ser completamente grátis e open source são os aspetos mais importantes a salientar. Antes de analisarmos alguns exemplos, vamos descobrir como é fácil começar com o Bootstrap.

Continuar a ler
Diogo CardanteBootstrap: introdução à biblioteca CSS mais popular do mundo

Read more in

Notícias

Readers also checked out

Do you want to receive amazing news about the IT industry's hot topics and the best articles about state-of-the-art technology?
Subscribe to our newsletter and be the first one to receive information to keep you constantly on edge.