Pledge 1%: O apoio à Associação Crescerbem com Jira Software

A Associação Crescerbem é uma Instituição Particular de Solidariedade Social, fundada em 2011, e que tem como principal objetivo apoiar famílias de crianças que se encontram hospitalizadas e que demonstrem carência económica. A associação iniciou a sua atividade no Hospital Dona Estefânia, em Lisboa, junto ao qual mantem a sua sede, tendo, entretanto, alargado o apoio ao Hospital de Santa Maria e ao Hospital Beatriz Ângelo.

A missão da Crescerbem passa, precisamente, por capacitar as famílias de uma forma personalizada, atendendo às necessidades específicas de cada caso, tornando-as mais autónomas e independentes. Desta forma, o acompanhamento não acontece apenas durante o internamento, mas também no período que se segue após a alta médica.

Com o apoio domiciliário que a associação começou a garantir, outras necessidades foram sendo identificadas – para além do acompanhamento hospitalar – e, a partir desse momento, nasceram inúmeros projetos paralelos, como a dispensa solidária (cabazes de alimentos fornecidos às famílias), a lavandaria ou, ainda, a farmácia solidária (que fornece os medicamentos necesssários).

Apesar do número de famílias apoiadas e da quantidade de processos existentes, a informação ainda se encontrava toda offline. Ou seja, era impossível aceder à informação necessária sem estar fisicamente na sede da associação. Os voluntários passavam horas a procurar processos e a atualizá-los, o que resultava numa enorme falta de visibilidade sobre o estado atual de cada apoio. Informatizar toda esta informação era, por isso, extremamente necessário. No entanto, existia um problema: a falta de meios financeiros para apostar em soluções tecnológicas que conseguissem pôr fim a este problema.

Foi nesta fase que a Donate IT – uma comunidade de voluntários que trabalha em tecnologias da informação – entrou em cena, através de Sofia Neto, voluntária da comunidade e Collaboration & Development Solutions Lead da Xpand IT. Sofia conseguiu aliar o trabalho da Donate IT ao movimento Pledge 1% – movimento ao qual a Xpand IT aderiu no ano de 2017, comprometendo-se a doar, anualmente, 1% de lucro e 1% de produto a instituições de solidariedade social. De forma totalmente pro bono, a Xpand IT disponibilizou Jira Software à Crescerbem (incluindo a implementação e o suporte), cumprindo tanto a visão da Donate IT – ajudar os outros a ajudar – como a do Pledge 1%.

Este projeto, para além de ser extremamente importante na informatização de toda a documentação da Crescerbem, prova que o Jira Software tem muito mais funcionalidades do que a gestão de software. Na prática, pode ser adaptado a qualquer realidade.

Na associação, cada família corresponde àquilo que é um issue no Jira. Quando se inicia um novo apoio com uma nova família cria-se um novo issue e escolhe-se o tipo family. Neste caso, cada issue tem a informação completa que caracteriza cada família: quando se iniciou o apoio, quantos filhos existem, qual a naturalidade da família ou o contacto dos pais, são algumas das informações presentes.

Aparece tudo organizado em diferentes tabs, para que seja mais fácil a consulta e edição da informação de cada família e todas as iniciativas são consideradas subtasks: um apoio domiciliário ou a medicação entregue. Passou, então, a existir um registo de tudo aquilo que é realizado e todos podem aceder a essa informação em qualquer local.

A próxima release já está a ser preparada pela Xpand IT e terá dois objetivos: o primeiro é introduzir o Confluence, de forma a facilitar ainda mais a partilha de informação sobre as tarefas a realizar ou as famílias com processos abertos; e o segundo é incluir o Xporter na oferta, para que a associação consiga exportar facilmente um relatório, por exemplo, para poder apresentá-lo sempre com a melhor formatação.

Com este software temos a possibilidade de informatizar todos os processos sociais e isto significa que, com apenas um clique, conseguimos ter acesso a toda a informação referente às famílias. Qual a importância desta mudança? Vamos ter mais tempo. Tempo para avançar com a expansão para outros hospitais, tempo para ajudar mais famílias, e tempo para avançar com a ideia de um negócio social, que tornará a Crescerbem autosustentável

Isabel Ramos - Co-fundadora, Crescerbem
Ana PaneiroPledge 1%: O apoio à Associação Crescerbem com Jira Software

Do you want to receive amazing news about the IT industry's hot topics and the best articles about state-of-the-art technology?
Subscribe to our newsletter and be the first one to receive information to keep you constantly on edge.