Marketing de Contexto: o que é?

O marketing desempenha um papel fundamental naquilo que é a construção de uma relação consistente e duradoura entre os clientes e uma empresa ou marca. Fala-se todos os dias sobre a importância do Marketing Digital mas e o Marketing de Contexto, o que é?

Focado na relação existente entre os clientes e uma empresa (ou marca), o Marketing de Contexto não é mais do que entregar o conteúdo certo, ao indivíduo certo, no momento certo e no canal mais indicado, baseando-se em comportamentos anteriores (interações) e nas necessidades.

Tendo em conta estes aspetos, pode dizer-se que o Marketing de Contexto funciona como uma evolução do Marketing de Conteúdo, porque tem a missão de fazer chegar esse conteúdo à pessoa certa, no momento adequado.

No fundo, o Marketing de Contexto é uma nova abordagem também no mundo do Marketing Digital e que, para funcionar na totalidade das suas capacidades, necessita de uma simbiose entre ferramentas como o blog, as redes sociais e a otimização do SEO. Para conseguir construir uma campanha de Marketing de Contexto, uma empresa precisa, primeiro, de conhecer a sua audiência, os seus consumidores, o seu target. Para conhecer a audiência, saber apenas o primerio nome não basta. Dados como a indústria e empresa em que trabalha, em que área tem mais interesse, que tipo de conteúdo prefere, em que país está ou mesmo em que canal consome os conteúdos, são fundamentais para conseguir entregar conteúdo altamente personalizado.

Para conseguir conhecer a sua audiência, existem duas ações que pode concretizar:

  1. Colocar formulários no website (com o preenchimento de um formulário para dar acesso a conteúdos premium, por exemplo, conseguirá as informações das leads a quem entregará conteúdo efetivamente relevante);
  2. Desenvolver personas com base nos clientes existentes para conseguir atrair prospects.

Para conseguir montar uma campanha de Marketing de Contexto eficaz, deve garantir:

Conteúdo e workflows adequados

Os e-mails enviados têm de ser altamente segmentados, que abordem assuntos interessantes e que se relacionem com a pessoa certa. Os workflows irão ajudar a entregar todo este conteúdo, uma vez que automatizam a decisão entre enviar um conteúdo ou o outro.

Formulários inteligentes

É importante garantir que uma pessoa que já preencheu um formulário no seu site não tem de o preencher novamente. Desta forma melhora a taxa de conversão e facilita a vida aos visitantes.

Comunicação no momento certo

Aproveite os períodos temporais, as tendências, os tópicos mais atuais para comunicar conteúdo relevante no momento certo.

Otimização de conteúdo

Selecione as palavras-chave mais pesquisadas no momento e incorpore-as no conteúdo. Um website invisível nunca será descoberto.

Sabemos que, em marketing, “o conteúdo é rei”. Mas o facto é que o contexto é, neste momento, a jóia da coroa.

Sitecore: a ferramenta para uma estratégia omnicanal

“Real-time is the only time that counts”, é uma afirmação da Sitecore. Segundo dados da Microsoft Corporation, o nosso período máximo de atenção caiu de 12 segundos (no ano 2000) para apenas 8. Isto significa que para estar sempre um passo à frente da concorrência e manter a relevância de uma marca, tem mesmo de entregar o conteúdo certo, à pessoa certa, no momento certo.

A quantidade de dispositivos existente, o volume de informação atual e as necessidades crescentes dos indivíduos, transformam os clientes de hoje em pessoas extremamente exigentes. É necessário incluir uma estratégia de Marketing de Contexto para manter os clientes interessados na empresa ou marca, construindo uma relação com base em interações entre as duas partes. Uma interação constrói a seguinte e assim sucessivamente.

Sitecore é uma ferramenta de marketing bastante completa, já que combina um Content Management System (CMS) com um Marketing Automation omnicanal, permitindo às empresas gerir todo o conteúdo do seu website, das redes sociais, e alcançar os clientes onde e quando é necessário.
Para além disso, Sitecore possui, ainda, sistemas de Inteligência Contextual, que permitem agregar dados importantes como padrões de comportamente sobre os clientes, fornecendo importantes insights para a definição de estratégias futuras.

Se pretende conhecer melhor esta plataforma, não perca a oportunidade e inscreva-se para o nosso webinar gratuito, Marketing Contextual na revolução da experiência do cliente.

Ana LamelasMarketing de Contexto: o que é?

Read more in

Digital Xperience

Readers also checked out

Do you want to receive amazing news about the IT industry's hot topics and the best articles about state-of-the-art technology?
Subscribe to our newsletter and be the first one to receive information to keep you constantly on edge.