Sentiment Meter: a combinação perfeita entre Gamificação e Inteligência Artificial

Sentiment Meter é uma solução de inteligência artificial (IA) totalmente pensada, desenvolvida e desenhada pela Xpand IT, que junta dois componentes: a gamificação e a inteligência artificial. É um jogo de emoções no qual, após o preenchimento de um pequeno formulário, o software seleciona aleatoriamente uma emoção e o utilizador tem de a tentar expressar da melhor forma. Após a captura deste momento, o Sentiment Meter avalia o grau de excelência e atribui ao utilizador uma pontuação. De facto, este jogo revelou-se um verdadeiro sucesso e pode dizer-se que o Sentiment Meter é a combinação perfeita entra gamificação e inteligência artificial.

Este jogo surgiu da necessidade de criar algo que não só demonstrasse as capacidades da Xpand IT a nível técnico – enquadrado no nosso novo AI Solutions Center – como também que fosse capaz de divertir as pessoas junto dos nossos stands, ao longo dos inúmeros eventos nos quais participamos. IDC Directions 2018 e Web Summit foram as primeiras conferências para as quais transportámos o Sentiment Meter e podemos dizer que ninguém ficou indiferente. Aqui ficam algumas fotografias que ilustram estes momentos:

A tecnologia

A lógica é muito simples: o jogador roda a roleta de sentimentos, o computador seleciona um sentimento/expressão facial, e o jogador só tem de expressar através da sua cara aquela emoção. Finalmente, a interface atribui uma pontuação e o jogador ganha um prémio. Parece simples mas, na verdade, o que está por trás desta análise de sentimentos são algoritmos inteligentes da Microsoft: os Azure Cognitive Services. Neste caso, foi utilizada a Face API, que permite processar e reconhecer rostos, identificando que tipo de sentimento a pessoa em questão está a expressar. Este algoritmo é alimentado a cada utilização efetuada e através de imagens captadas um pouco por todo o mundo.

Toda a infraestrutura está alojada na cloud, em Azure, e foram também utilizadas algumas ferramentas Microsoft, como, por exemplo, o SignaIR, que gere a interação em tempo real entre o ecrã que apresenta o jogo e o tablet que comanda a ordem de quem joga. Para além disso, como base do projeto foi utilizada a framework open source .NET Core, que permite o desenvolvimento de aplicações web e cloud. Já o front end do projeto foi desenvolvido em web com HTML, CSS e JavaScript, recorrendo também a algumas extensões, tais como JQuery, Ajax e p5.js.

A equipa

Todo este projeto não teria sido possível sem o trabalho em conjunto, concretizado por elementos das equipas de Digital Xperience, UX/UI e Marketing, que conceberam e idealizaram esta solução: Francisco Correia, Senior Project Manager, e Ricardo Duarte, Developer, ambos da unidade de Digital Xperience; Marina Mendes, UX/UI Designer e todos os elementos que compõem a equipa de Marketing, que asseguram o seu bom funcionamento durante os eventos.

 Estes são os ecrãs de jogo:

O Sentiment Meter abre as portas para aquilo que é possível fazer no presente com recurso a inteligência artificial, e através de boas ideias, geradas em conversas!

Ricardo Duarte, Developer at Xpand IT

Com este projeto conseguimos mostrar que a integração de serviços de Inteligência Artificial tem a capacidade, já nos dias de hoje, de elevar a fasquia, tanto no campo da interatividade como das tomadas de decisão.

Francisco Correia, Senior Project Manager at Xpand IT

Conseguimos aproximar o utilizador da interface ao pensar em emoções e transportá-las para a tecnologia de uma forma divertida e descontraída.

Marina Mendes, UX/UI Designer at Xpand IT

O terceiro evento para o Sentiment Meter será o Building the Future, entre os dias 29 e 30 de janeiro. Este é um evento totalmente focado em temas como transformação digital, inteligência artificial, machine learning ou Big Data, e organizado pela Ativar Portugal, uma iniciativa da Microsoft pensada para potenciar a tecnologia como motor do crescimento económico em Portugal.

Não perca a oportunidade de experimentar o Sentiment Meter e de ficar com uma fotografia para recordar esta experiência de última geração!

Ana LamelasSentiment Meter: a combinação perfeita entre Gamificação e Inteligência Artificial

Read more in

Notícias

Readers also checked out

Do you want to receive amazing news about the IT industry's hot topics and the best articles about state-of-the-art technology?
Subscribe to our newsletter and be the first one to receive information to keep you constantly on edge.